Comunidade do Holofote, na Zona Norte, ganha unidade do Médico de Família após espera de 30 anos
O novo módulo vai atender cerca de 2,5 mil pessoas da região e 1,1 mil domicílios.
6/11/20242 min read


Na última sexta-feira (07), houve a inauguração do Médico de Família na Comunidade do Holofote, na Zona Norte de Niterói. O novo módulo vai atender cerca de 2,5 mil pessoas da região e 1,1 mil domicílios. Segundo o prefeito Axel Grael, o nome da unidade é uma homenagem à Professora Dra. Satie Mizubuti, ativista de grande importância da cidade que contribuiu para o desenvolvimento do Programa Médico de Família e que também já foi vereadora da cidade. A professora faleceu em março deste ano, aos 87 anos.
A nova unidade será formada por uma equipe de atenção primária composta por um médico, um enfermeiro, um supervisor de serviço, um técnico de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde.
"Quando entregamos uma unidade do Médico de Família, sempre sinto que nossos esforços estão dando frutos para as comunidades. E, no caso do Morro do Holofote, fica ainda mais especial por conta da homenagem à Satie Mizubuti, que nos deixou recentemente. A entrega dessa unidade é apenas o começo: o trabalho está começando para garantir que todos na comunidade tenham o cuidado individual que merecem", reforçou Grael.
De acordo com a moradora do Holofote, Regina Silva, a comunidade esperava por uma unidade do Médico de Família há muito tempo.
"Essa obra é esperada há mais de 20 anos. O dia de hoje é um acontecimento para nós. Antes, o único jeito de ser atendido era acordar cedo, descer o morro e tentar conseguir vaga para se consultar numa unidade longe daqui. Ter um posto mais perto vai ser ótimo, principalmente para as pessoas idosas e crianças", afirmou a moradora.
O Vereador Andrigo (PDT), que foi um dos responsáveis por dar o pontapé inicial para o início das obras, relembra o processo.
"Os moradores do Holofote sempre pediam muito uma unidade do PMF na comunidade e quando soube que esse pedido vem sendo feito há 30 anos, não medi esforços para ajudar a realizar essa entrega", relembrou Andrigo.
O líder da associação dos moradores do Holofote, Rogério, agradece a ajuda dos envolvidos e reforça a importância da unidade para os moradores.
"Esperamos por 30 anos esse módulo do PMF e finalmente tivemos a ajuda que precisamos para conseguir tirar esse projeto do papel. Para os moradores da Comunidade do Holofote, isso é bem mais que uma conquista, é um sonho sendo realizado, porque vai facilitar a vida de muitas famílias que moram aqui", disse o também morador da Comunidade.
O Vereador afirma que ter uma unidade de saúde e profissionais dedicados perto de casa é um direito básico de todo cidadão.
"O Programa Médico de Família reafirma o compromisso que Niterói tem com a saúde da população, e poder proporcionar unidades básicas de saúde dentro de comunidades, para facilitar o acesso a todos, é mais uma dentre muitas iniciativas que temos para trazer dignidade, segurança e acesso a direitos básicos para todos da cidade", pontuou o parlamentar.
© Andrigo - Todos os direitos reservados - 2024.